quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Design e tendências


Ao contrário do que o senso comum diz sobre design, ser um profissional da área envolve habilidades bem maiores que simplesmente desenhar e ser criativo. Não é à toa que todo estudante deste curso aprende noções de antropologia, sociologia e filosofia como complemento aos conhecimentos específicos da área. Mas por qual motivo é preciso estudar essas ciências aparentemente desconexas do design?



Primeiramente, ser designer é trabalhar com diversos públicos. Cada público tem costumes e gostos diferentes, passa por experiências diversificadas e consequentemente possui necessidades específicas. O que seria de um profissional despreparado para essa enorme variedade de clientes diante de um mercado tão competitivo? Requisitos como esses precisam ser supridos com conhecimento dos comportamentos da sociedade diante do ato de consumir, dos modos de viver das pessoas e das tendências emergentes. São essas tendências que irão direcionar o modo de lidar com os consumidores e os tipos de produtos e serviços a serem desenvolvidos ou aperfeiçoados. São elas que praticamente “prevêem” o sucesso ou fracasso de um empreendimento, e por conta dessa importância um recente ramo de trabalho tem sido bastante valorizado: o Cool Hunting.

Conhecido anteriormente como pesquisa de mercado – onde o Cool Hunter, profissional da área, analisa o comportamento das pessoas e tem o papel de traduzi-las para futuros projetos e tendências de consumo -, o Cool Hunting tem sido bastante falado atualmente e está sendo cada vez mais explorado, tornando-se um artifício indispensável no Design. Sites especializados e cursos de graduação têm cumprido o papel de enfatizar a importância do ramo para um desenvolvimento bem-sucedido de projetos na moda, culinária, cinema e, claro, Design de Produto, Gráfico, Interfaces, entre outros.

Não há como negar o quão importante é observar e analisar os comportamentos das pessoas com a finalidade de extrair as necessidades que elas possuem, estando elas explícitas ou não. Isto forma o perfil de um designer mais bem preparado para lidar com todo tipo de projeto e que reconhece o potencial do que está projetando.




fotos:
http://cargocollective.com/danielsemanas#1184046/Darfs
http://www.zupi.com.br/index.php/site_zupi/view/corpos_em_movimento/

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