sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista: Delano Rodrigues

Recentemente o Professor Delano Rodrigues lançou o livro Naming: O nome da Marca, e o CADI aproveitando a oportunidade o convidou para um entrevista sobre design, livros e, é claro, naming!



CADI Professor, recentemente você lançou o livro "Naming: O nome da marca", como se deu o seu interesse por essa área do Design ainda pouco explorada?

DR Desde minha graduação já me interessava por assuntos relacionados com Identidade Corporativa, mas o meu interesse específico por Naming surgiu a partir de uma experiência com um cliente em 2000, onde fui convocado a buscar um nome para um hotel de São Luis-MA. Desde então venho buscando conhecimento nesta área através de literatura (principalmente em inglês) e participando de discussões, pesquisas e projetos.


CADI Sendo o naming uma área relativamente nova como foram as pesquisas? quais livros serviram de referência?

DR A minha pesquisa bibliográfica foi extensa, o termo naming relacionado a identidade de marcas é recente, a primeira referência que encontrei remete a decada de 1980, mas a atividade de escolher nomes para marcas já existia muito antes. No livro vocês encontrarão diversas referências que passam pelas áreas de Design, Letras, Marketing e Direito de Propriedade Industrial.


CADI Quanto tempo durou todo o processo do livro, das pesquisas até o lançamento? Quais foram as principais dificuldades?

DR Pesquiso o assunto desde 2000, mas me aprofundei no Mestrado em Design da PUC-Rio entre 2003 e 2005. Em 2006 recebi o primeiro convite de uma editora para transformar a pesquisa em livro, mas envolvido em vários projetos não pude viabilizá-lo. No final de 2008 a 2AB editora especializada em Design me procurou e aceitei o convite mas só no ano de 2010 pude revisá-lo e seu projeto gráfico aconteceu entre dezembro de 2010 e fevereiro de 2011, em maio último o livro foi lançado. Então posso dizer que o processo durou cerca de 5 anos.

CADI O livro já esteve presente em vários blogs sobre design como o livrosdedesign.com.br além de pré-lançamentos em eventos como o N Rio, como tem sido pra você essa repercussão?

DR A repercussão tem sido bastante positiva, pois se trata do primeiro livro de Naming no Brasil. Ele já foi lançado em São Luis-MA, Fortaleza-CE, Bento Gonçalves e Caxias do Sul no RS, Volta Redonda-RJ, dia 17/08 será lançado no Rio de Janeiro e 25/08 em Belém-PA. E temos convite para lançamentos entre os meses de setembro e novembro em Brasilia-DF, Recife-PE, Caruaru-PE e Belo Horizonte-MG.

CADI A produção brasileira de livros sobre design cresceu notavelmente nos últimos anos e editoras especializadas em design, como a 2AB, também vem ganhando bastante espaço, de que maneira esses fatores te ajudaram na produção de seu livro?

DR Hoje temos diversas editoras que lançam livros de Design no Brasil entre traduções e produções de autores Brasileiros. Além da 2AB, a Cosac, Bluscher, Rosari, Bookman, SENAC-RJ e SP, entre outras lançaram diversas obras nos últimos anos. E sem dúvida que esta "competição" faz com que a aumente a possibilidade de novos títulos sejam lançados.

CADI Quão importante você considera a atividade da leitura para um estudante de design?

DR O designer é um articulador de ideias, e para tê-las é preciso possuir repertório. E ler é uma das melhores formas de adquirir repertório.

CADI Quais livros você considera essenciais na prateleira de um designer?

DR Sou uma pessoa compulsiva por livros, e de Design nem se fala. Então pra mim é dificil definir poucos livros. Mas sugiro o livro: "Bibliográfico:100 livros clássicos sobre Design Gráfico" como uma boa compilação na área do Design Gráfico.

CADI Pretende lançar algum outro livro sobre Design ou ainda é muito cedo pra pensar sobre isso?

DR Já tenho o convite para o segundo livro e estou reunindo material para viabilizá-lo, mas não é um projeto para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário